segunda-feira, 1 de junho de 2009

ENTREVISTA COM PSICÓLOGA JUNGUIANA

IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

1- Qual o seu nome? Paula Roberta Macêdo
2- Qual a sua idade? 28
3- Há quanto tempo vem trabalhando com a Psicologia Junguiana?1 ano
4- O que te fez escolher essa linha? Identificação pessoal, além de achar que é a linha que dá as explicações mais coerentes e completas sobre o ser humano.

CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

1- Como a teoria analítica de Jung conceitua o desenvolvimento humano?

Para Jung, o desenvolvimento humano se dá através do conhecimento de si mesmo, de sua Persona e sua Sombra, de suas habilidades e potencialidades, buscando o processo de individuação e expressão de sua totalidade.Individuação é a realização de algo único, próprio e exclusivo de cada indivíduo, que irá salientar a sua autonomia e responsabilidade no mundo com seu jeito particular de sentir, expressar e lidar com as diferentes influências ambientais, biológicas e psíquicas. Jung acreditava que a única coisa capaz de dar significado à vida é o desenvolvimento do potencial inerente ao espírito humano.

2- Você se utiliza de elementos do desenvolvimento humano na prática dessa psicologia? Cite exemplos. Estes elementos são utilizados, porém há uma escola dentro da psicologia analítica, que se chama Escola desenvolvimentista, que utiliza ainda mais tais elementos. O psicólogo de orientação Junguiana que segue esta escola, foca muito mais seu trabalho psicoterápico nesses elemntos, do que psicólogos da escola arquetípica por exemplo, que conduz sua intervenção focando em outros aspectos.
Exemplos que eu poderia citar é, por exemplo, auxiliar o paciente a descobrir contúdos da sua vida infantil que que estão reprimidos, ou escondidos, ou na sombra, como costumamos dizer. Como estes conteúdos “afastados” da sua consciência podem estar influenciando na condução de sua vida atual.

3- Quais fases são usadas?
Toda as fases do desenvolvimento humano do paciente podem ser trabalhadas na terapia. Conteúdos podem emergir de todas as fases que ele por ventura já tenha passado.

CARACTERIZAÇÃO DA TEORIA-BASE/PRÁTICA PROFISSIONAL

1- Que métodos são utilizados na terapia analítica de Jung? E quais são seus objetivos?
Jung, em seu livro A Prática da Psicoterapia, define a psicoterapia da seguinte forma:
“[...]se trata de um tipo de procedimento dialético, isto é,
de um diálogo ou discussão entre duas pessoas.[...]A pes-
soa é um sistema psíquico, que, atuando, sobre outra pes-
soa, entra em interação com outro sistema psíquico.[...]
a interação psíquica nada mais é do que a relação de troca
entre dois sistemas psíquicos.”[1][2]

Torna-se difícil e quase que impossível estabelecer um “método” junguiano específico, com regras pré-estabelecidas. Seria ir contra a sua definição de análise como um sistema dialético, uma relação única. Porém, nada nos impede de ver esta forma de funcionar, ou seja, considerar, por exemplo, cada caso como único, como o seu “método”.
Ao mesmo tempo, a análise junguiana propõe a análise dos sonhos, a imaginação ativa,o trabalho com a caixa de areia. Não como técnicas vazias, sendo utilizadas somente pelo analista e sim favorecendo a relação analítica e necessitando da participação do paciente. Inclusive lida-se com algo já produzido pelo paciente: seu sonho, sua fantasia e suas imagens.
O grande objetivo analítico é conduzir o paciente à sua individuação, a ser aquilo que se é, através da relação que se estabelece entre analista e paciente, entre paciente e sua psique.


2- Por que o estudo do sonho é tão valorizado nessa teoria psicológica?
Basicamente pq os sonhos chegam a partir de uma brecha que o inconsciente abre para o consciente, motivado por fatores externos e internos, como se fosse um recado, uma notificação. Algumas vezes pode retratar o estado geral do sonhador, podendo então estabelecer uma relação complementar entre o consciente e o inconsciente.

3- Qual a diferença essencial entre a psicologia Junguiana e as demais?
A psicologia Junguiana, apesar de ter nascido da aproximação do seu autor com a psicanálise de Freud, é bastane singular. Ela se difere das demais na forma como vê o homem, na classificação dos tipos psicológicos, no entendimento de estrutura de personalidade, inconsciente, e na maneira como conduzir uma intervenção psicoterápica.

4- Qual característica distancia a psicologia Junguiana da Psicanálise, e qual a que mais a aproxima?
Acredito que a que mais aproxima é a questão das duas teorias levarem em consideração a existência do inconsciente, importância dos sonhos, e acreditarem na condução psicoterápica através de uma análise.
Todo o resto se diferencia, como se diferencia de qualquer outra teoria, como foi citado acima, sendo que a primeira manifestação de distanciamento das duas, foi no conceito de sonho.

CONTEXTOS DE APLICAÇÃO DA TEORIA


1- Os elementos usados nas práticas terapêuticas evidenciam o quê para o profissional?
Como aquele indivíduos conduz sua vida, quais são suas reais demandas, os motivos de sofrimento, qual estrutura de personalidade, que interfere diretamente como este individuo responderá a psicoterapia e como procurará modificar sua vida, em direção a sua individuação.

O INDIVÍDUO E OS PROCESSOS TECNOLÓGICOS

1- O que a psicologia Junguiana teoriza acerca do homem e a dependência tecnológica (em alguns casos de forma extrema)?
Certamente um dos defexos sobre esta situação é a despersonalização do indivíduo. No jogo de tensão entre individual e coletivo, o ideal passa a ser dado pelo coletivo, desvalorizando os traços individuais. Jung coloca que a situação do indivíduo na era de globalização, alta tecnologia, publicidade exacerbada, está tão ameaçadora, que se deve oportunizar ao individuo, uma relação que não a diminua, e a deixe livre do “você precisa, deve”. É uma invasão externa e cabe ao psicólogo ser ao menos um defensor do indivíduo, agindo como defensor da sua moral e integridade psíquica.

2- Como a psicologia Junguiana conceitua a criação de um cotidiano virtual (totalmente ilusório, fantasioso), prejudicial à socialização do individuo com o mundo externo (real)? Seria uma patologia?
A princípio não, porém uma situação bastante delicada e complexa que necessitaria muita dedicação por parte do individuo e de todos que o cercam para seu contorno. Essa situação so passaria a ser patologia se este indivíduo se dedicasse EXCLUSIVAMENTE a essa vida virual, esquecendo-se da sua realidade e de como se portar diante dela.

Um comentário:

  1. Sou leitor/admirador da psicologia junguiana e inclui este Blog no meu Favoritos.
    Aproveito para divulgar uma lista dos livros da psicologia junguiana publicados no Brasil.
    Para consultar, incluir, excluir ou comprar livros da lista visite o site:
    http://sites.google.com/site/psicojung
    Agradeço.
    Antonio Morais.

    ResponderExcluir